Metodologia Nota Verde

Definições:

Nota Verde:      Informa quão distante dos limites máximos permitidos, está a média simples obtida a partir de índices calculados através dos indicadores de "Poluição" medidos;

Indicadores:     Valores medidos de "poluentes" controlados, nos testes de veículos automotores, previstos em normas específicas – neste caso foram considerados: HC (hidrocarbonetos), CO (monóxido de carbono) e Nox (óxidos de nitrogênio);

Índice:              Valor adimensional (número sem unidade de medida) compreendido entre 0 (zero) e 1 (um), obtido dividindo-se cada um dos indicadores por seu respectivo limite máximo previsto em Norma;

                        Exemplo: Se temos o limite máximo permitido de um determinado indicador for 4,00 g/km e o valor medido no teste foi 0,15 g/km, teremos que:

Forma de cálculo da Nota Verde:

1º passo:    Calcula-se o índice para cada indicador e ao final tira-se uma média simples dos mesmos;

                  Exemplo: Um carro X apresentou durante um teste de emissões gasosas os seguintes indicadores:  HC=0,03 g/km ; CO=0,190 g/km e NOx=0,02 g/km, sabendo-se que os limites máximos permitidos para os indicadores em questão são respectivamente: HC=0,30 g/km ; CO=2,00 g/km e NOx=0,25 g/km. A média simples pode ser calculada da forma abaixo:


 2º passo:    Após se obter a média simples dos índices, o valor obtido foi extraído de "uma unidade (1)", pois a média obtida demonstrava que quanto menos "poluentes" se emitia no teste, menor seria o índice obtido, mas como se pretendia, neste caso, mostrar que quanto menos "poluentes" emitidos, maior seria a pontuação alcançada. Tal metodologia se mostrou a mais adequada para os cálculos em questão;

                  Exemplo: Considerando os dados do 1º passo, temos: 1 - 0,091666667 = 0,908333333

 3º passo:    Como se pretendia pontuar de 0 (Zero) a 10 (Dez), o índice já corrigido foi multiplicado por dez;

                  Exemplo: 0,908333333 x 10 = 9,08333333

4º passo:    No cálculo da Nota Verde, considera-se o número obtido com apenas uma casa decimal, por arredondamento simples.

                  Exemplo: Como pela metodologia empregada a Nota obtida, a Nota Verde para o Carro X é 9,1 (nove inteiros e um décimo).

Metodologia Nota CO2

Diferentemente da Nota Verde, que existem Limites para emissões dos poluentes a serem emitidos pelos automóveis, o cálculo da Nota de CO2 utiliza os valores efetivamente medidos nas emissões desse gás pelos automóveis no momento dos testes.

Como a gasolina brasileira é misturada com álcool, utilizou-se para o cálculo a proporção de carbono que existe na gasolina pura, neste caso foi excluída o percentual de carbono proveniente do álcool que é de 17,7%.

Desta forma, todos os valores medidos de emissão de CO2, foi abatido 17,7%, por exemplo, uma medição de 268,835 g/km de CO2, ao ser abatido os 17,7% que seria a contribuição do álcool, terá o valor de 221,251 g/km.

        268,835 g/km - 17,7% ≅ 221,251 g/km

Como foi dito anteriormente, não existe legislação que limite a emissão de CO2, desta forma, utilizou-se os extremos de emissões dos teste de automóveis, neste caso de 2008, como parâmetros para estabelecer as notas, ou seja, pegou-se a menor emissão e a maior emissão dos carros testados, já devidamente abatida a parcela de álcool, para a partir daí, instituir as notas dos carros na emissão do CO2, para tanto, dividiu-se a diferença encontrada (Amplitude Total) em intervalos suficientes para estabelecer as notas.

Considerando que entre todas as emissões medidas o menor valor encontrado foi de 111,912 g/km e o maior valor medido foi 255,476 g/km, a diferença entre esses dois valores será 143,564 g/km, obtida essa diferença divide-se o valor encontrado na quantidade de intervalos necessários para se obter as notas, no caso, como a nota é de 5 a 10, dividiu-se por 50 (cinqüenta), veja a simulação abaixo:

Encontrando a Diferença (Amplitude Total):

        AT = Maiorvalor - Menorvalor

Onde:     AT = Amplitude Total ou Diferença Encontrada;
              Maiorvalor = maior valor medido;
              Menorvalor = menor valor medido;

        AT = 255,476 g/km - 111,912 g/kmAT = 143,564 g/km

Encontrando os intervalos (Amplitude de Classes):

         h = AT/50

Onde:     h = Amplitude de Classes;
              AT = Amplitude Total ou Diferença Encontrada;

         h = 143,564 g/km / 50 ⇒ h ≅ 2,871 g/km

Montando a Tabela com as notas

Legenda: "|---" significa que o intervalo em questão inclui o valor que está à sua esquerda até o valor imediatamente inferior ao próximo intervalo.
    Exemplo: na nota 10,0 o intervalo deve ser “ Maior ou igual a 0,00 g/km e menor que 2,871 g/km”.

Reiteramos que a montagem da tabela, depende diretamente dos valores medidos de emissão de CO2 para o período em que se está fazendo a análise.

Se considerarmos três automóveis hipotéticos A, B e C movidos à gasolina, cujos valores medidos de emissão de CO2 tenham sido respectivamente, 291,000 g/km, 224,830 g/km e 148,300 g/km.

Como obter a nota CO2 para os valores medidos acima:

1º Passo:

    Abater do valor medido 17,7% da parcela referente ao álcool misturado na gasolina

        Carro A = 292,000 - 17,7% ⇒ Carro A = 240,316 g/km

        Carro B = 224,830 - 17,7% ⇒ Carro B = 183,035 g/km

        Carro C = 148,300 - 17,7% ⇒ Carro C = 122,051 g/km

2º Passo:

    Como para esses casos o valor mínimo medido já devidamente abatido o percentual de álcool era 111,912 g/km, temos que abater esse valor dos valores calculados para cada carro, para verificar quanto acima do mínimo o valor medido está:

        Carro A = 240,316 – 111,912 g/km ⇒ Carro A = 128,404 g/km , logo sua nota é 5,6

        CarroCarro A = 183,035 – 111,912 g/km ⇒ Carro A = 71,123 g/km , logo sua nota é 7,6

        Carro A = 122,051 – 111,912 g/km ⇒ Carro A = 10,139 g/km , logo sua nota é 9,7